Grão Mogol, MG

20 de janeiro de 2019 - domingo

 

 

 

 

 

 

 

O povoado Serra de Santo Antônio do Itacambiraçu, atual Grão Mogol, teve sua origem relacionada à descoberta de diamantes no final do século XVIII. No ano de 1839, o lugarejo era chamado de Arraial da Serra de Grão Mogol e logo passou a atrair pessoas do país e bem como estrangeiros que provavelmente atuavam na exploração de diamantes. No ano de 1840, o arraial evolui para Vila Provincial e no mesmo ano foi transformado em Distrito. Só no ano de 1858, Grão Mogol recebeu a categoria de cidade. Durante décadas, Grão Mogol destacou-se como a mais importante cidade da região Norte Mineira. O conjunto de prédios históricos e as manifestações culturais continuam como heranças marcantes daquela época, preservadas pelo tempo constituem-se em atrativos turísticos potenciais para o município, além das cachoeiras, rios e um belo conjunto de serras.

 

 

 

 

 

 

Saída

 

Chegada em Grão Mogol

20/01 - 06:00h - Praça da Estação

 

20/01 - 09:00h

     

Distância de Montes Claros

 

Tempo esperado de viagem

148 km

 

03:00h

     

Volta

 

Chegada em Montes Claros

20/01 - 17:00h

 

20/01 - 20:00h - Praça da Estação

 

 

 

 

 

 

Ônibus executivo com poltronas reclináveis, banheiro e ar-condicionado

 

 

 

 

 

 

20/01 09:00h City-tour pelo Centro de Grão Mogol

 

Todo o City-tour será ministrado pelo guia cultural local Paulo Henrique, contando toda a história e curiosidades de cada atração.

As igrejas poderão estar fechadas. O guia local tentará junto à prefeitura, a abertura de todas as atrações abaixo para o nosso grupo, pois elas permanecem fechadas.

 

Visitaremos quatro locais em nosso city-tour: A Igreja Matriz de Santo Antônio, a Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Casa da Cultura e o Presépio Natural Mãos de Deus.

 

 

Igreja Matriz de Santo Antônio

 

A Igreja Matriz de Santo Antônio é patrimônio cultural de Grão Mogol. Com paredes de pedra, foi construída pelos escravos no século XIX.

 

 

 

 

 

Capela de Nossa Senhora do Rosário

 

Datada de 1924, também construída com paredes de pedra.

 

 

 

Casa da cultura

 

Datada de 1924, também construída com paredes de pedra.

 

 

 

 

Presépio Natural Mãos de Deus

 

Taxa de entrada: R$ 05,00 - já inclusa no valor da viagem

 

O Presépio Natural Mãos de Deus foi criado sobre um incrível paraíso pedregoso e inspirado na fé e devoção do povo brasileiro. Espaço de fé e renovação para moradores e visitantes, é o maior presépio natural a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Grão Mogol, norte de Minas Gerais.

O lugar abençoado propicia a todos um encontro mágico com a espiritualidade: a recriação da cena do nascimento de Jesus, com personagens em tamanho natural, é um encanto inigualável. Ela nos faz acreditar que o amontoado de pedras em harmonioso desalinho foi realmente semeado pelas mãos de Deus há milhões de anos.

Desde sua inauguração, em 9 de dezembro de 2011, o Presépio Mãos de Deus tem sido um grande sucesso. Milhares de pessoas visitam o local, que contempla os olhos e o coração de todos os povos. Por um caminho repleto de encantos, os visitantes são agraciados pela bênção divina.

 

 

 

Foto: Thiago Alves

 

 

20/01 12:00h Saída para almoço

 

 

20/01 12:15h Almoço em restaurante na cidade

 

 

20/01 14:30h Saída destino Cachoeira Véu das Noivas

 

 

20/01 14:45h Cachoeira Véu das Noivas

 

Nível de dificuldade do acesso:                         Experientes:    Fácil                        Iniciantes:    Fácil / Moderado

 

Altura da cachoeira:    50 metros                        Tamanho da trilha:    1.000 metros                        Duração da trilha:    15 minutos

 

Descrição detalhada da trilha:     Caminhada tranquila de 850 metros, chegando ao poço teremos uma caminhada um pouco mais difícil pelas pedras.

 

Poço:    Varia de 01 a 07 metros de profundidade, mais fundo no meio do poço                        Fundo do poço:    Pedras          

 

Possibilidade de chegar ao topo da cachoeira:    Não                        Possibilidade de ficar embaixo da queda d'água:    Sim

 

 

 

 

20/01 17:00h Volta para Montes Claros

 

 

20/01 20:00h Expectativa de chegada em Montes Claros

 

 


 

 

 

 

Investimento (valor por pessoa): R$ 80,00

 

 

 

Em até 02 vezes sem juros: Entrada à vista e segunda parcela até 01/03.

 

Em até 12x com acréscimos no cartão de crédito. Clique aqui para ver os valores.

 

 

 

No valor está incluso:

 

Transporte em ônibus ida, volta e translados Guia nas trilhas e cachoeiras
 

 

Seguro contra acidentes no transporte

(fornecido pela empresa de transporte)

 

 

 

Taxas de entrada nas atrações do roteiro

 

 

Ímã personalizado da viagem
 

 

     
 

 

Confirme sua vaga na viagem aqui!